sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Uma Pequena Igreja: Mais de 100 mil membros

Navegando pelo www.Advir.com.br, um portal adventista com um leque bastante amplo para pesquisas, tive a oportunidade de acessar um link que apresenta artigos e postagens relacionados ao Crescimento da Igreja. Entre muitos, achei oportuno postar aqui uma cópia de um artigo que acredito ser muito interessante, pois nos leva a uma séria reflexão sobre os rumos e tendências de nossa igreja. No mínimo deve nos fazer pensar sobre como estamos vivendo e testemunhando do poder do Evangelho em nossas comunidades. Por favor, siga a leitura e envie seu comentário expressando sua opinião.

No início do mês um artigo interessante foi publicado sobre a Igreja Elim, em San Salvador. O autor, Rodolfo G. Montosa relata a sua experiência. Leia alguns trechos a seguir:

"Recentemente tive a oportunidade de visitar a Igreja Elim, em San Salvador. Fiquei ali 8 dias, quando pude comparecer a vários programas, visitar famílias, conversar com pastores. Busquei discernir o que acontece por lá, e que a transforma na segunda maior igreja local do mundo.

Muita oração

Oração não é um programa especial. É uma prática adotada pelo povo em todo o tempo que se reúnem. Eles vivem intensamente o momento que oram.

Muito amor

Encontram-se semanalmente várias vezes. Perguntam sobre a vida pessoal. Oram uns pelos outros. Preocupam-se especialmente com aqueles amigos que ainda não conhecem Jesus. Discutem estratégias para apresentarem o evangelho. Evangelizar não é uma responsabilidade exclusiva dos pastores, mas um dever e privilégio de todo o povo.

Mobilização e organização

Eles adotaram um jeito muito simples de viverem como igreja. Organizam-se em pequenos grupos. São mais de 6.500 líderes voluntários.
Zelo pela Palavra
Quando a pessoa reconhece Jesus como seu Senhor e Salvador, em um dos cultos ou em uma das reuniões da célula, logo receberá 4 visitas pessoais. Na primeira, ela entenderá com mais clareza o que significa ter Jesus como Senhor e Salvador. Na segunda semana, ela entenderá o poder e o significado da oração. Na próxima, entenderá a importância da Palavra. Finalmente, na quarta visita, será ministrada sobre o batismo, podendo decidir pelo mesmo.

Especial atenção às crianças

Eles mantêm quase 1.000 células semanais dedicadas exclusivamente às crianças. São quase 1.000 líderes que se preparam semanalmente para as lições e aplicações para as mais de 25.000 crianças que serão ministradas.

Encontros celebrativos

As reuniões acontecem sob forte clima de reverência e celebração. A música é muito celebrativa, e as cerca de 6.000 pessoas que se reúnem por culto cantam alegremente sentadas.


A Igreja Elim é uma pequena Igreja vivendo os princípios do evangelho nos pequenos grupos, que se ajuntam semanalmente em um grande povo, ultrapassando 100 mil pessoas. É um grande exemplo de como cuidar da multidão que precisa conhecer e crescer na fé em Jesus.


E então que achou dessa experiência dos crentes da igreja de Elim, em San Salvador?
Seria um modelo interessante de se aplicar em nossas comunidades? Não seria por demais simples? E o programa de doutrinação? E a nossa estrutura denominacional com as Uniões, Associações se encaixariam nesse modelo? E o quase exército de administradores e departamentais para promover o calendário da igreja teriam um lugar para realizar o seu trabalho? Quantas outras perguntas poderíamos fazer?


Fonte:

Um comentário:

robson luz disse...

parabens pelo trabalho de vcs
estou lendo u livro que joel comiskey escrevel falando sobre paixao e persistencia . sou lider de jovem em minha igreja sou da igreja do evangelho quadrangular e estamos iniciando nosso trabalho em celula
parabens que DEus abençoe muitos mais vcs